A Cooperativa

As cooperativas possuem um papel importante no desenvolvimento de uma comunidade. Para se ter uma ideia desta representatividade, 50% de tudo o que é consumido no Brasil passa por uma cooperativa.


O cooperativismo faz parte da vida de 30 milhões de Brasileiros, no Rio Grande do Sul a Cooperativa Mista Tucunduva Ltda está presente no dia a dia de sete municípios da região Noroeste. Com atuação no segmento da produção de grãos, leite, lojas agropecuárias, postos de gasolina e supermercados, a COMTUL se destaca como importante ferramenta de desenvolvimento na região. Fundada no dia 13 de março de 1957 por um grupo de 43 agricultores, no município de Tucunduva, a cooperativa cresceu junto com a comunidade.


Hoje os serviços da COMTUL abrangem 20 municípios da região noroeste onde possui mais de mil associados, em média 6.200 clientes e mais de 70% de produtores pronafianos. A cooperativa oferece toda a segurança e assistência necessária para a produção de sementes com garantia de qualidade e comercialização no mercado interno e externo.

A cooperativa

HISTÓRICO

Cooperar é integrar forças e compartilhar resultados. Cooperar é realizar sonhos e fortalecer parcerias. Cooperar é desenvolver o homem e seu ambiente.


Colocando na prática o verbo cooperar, um grupo de agricultores reuniu-se em 1957, na cidade de Tucunduva, com o objetivo de buscar formas mais eficazes de comercialização para seus produtos, formando assim, um dos maiores símbolos de união e produtividade de nosso estado.


Nascia, no dia 13 de março daquele ano, a COMTUL - Cooperativa Mista Tucunduva Ltda. Uma semente que, plantada e cultivada por várias mãos, hoje gera muitos frutos em benefício de toda a região.


A dedicação ao homem da nossa terra em sua vocação para produzir alimentos aliada à constante busca de alternativas e novas tecnologias consolidou na COMTUL uma história de bons serviços prestados aos cooperados e a toda comunidade.


Em mais de meio século de história, o crescimento foi extraordinário, o grupo inicial de 43 agricultores fundadores transformou-se, atualmente, em mais de 1000 associados.

Histórico COMTUL
Histórico COMTUL

Os serviços evoluíram e oferecem hoje toda a segurança e assistência necessárias para o associado produzir desde sementes com garantia de qualidade até a comercialização no mercado interno e externo.


As unidades se expandiram e passaram a atuar além de Tucunduva e sua região, na região de Guarani das Missões. Hoje a COMTUL possui 22 filiais e trabalha para ajudar a impulsionar o desenvolvimento destas localidades.


COOPERAÇÃO - UNIÃO - Foi com base nessa filosofia de atuação que a Cooperativa foi agregando cada vez mais atividades, que se traduzissem em benefícios para o produtor, melhorando o rendimento das propriedades.

INFRAESTRUTURA

A COMTUL aposta na diversificação das áreas de negócio como ferramenta para intensificar resultados.


A Cooperativa gera hoje mais de 160 empregos em suas 22 unidades que abrigam três postos de combustíveis, dez locais de recebimentos e armazenagem de grãos, cinco supermercados, dez lojas agropecuárias, uma central de distribuição para os supermercados e um centro administrativo.


Hoje a cooperativa conta com uma ampla frota de veículos que agiliza o transporte e reduz os custos com fretes terceirizados.

Infraestrutura COMTUL

PARCERIAS

Fiel ao espírito do cooperativismo e atenta ao desenvolvimento regional, a COMTUL é parceira de empreendimentos que contribuem para a mudança do perfil econômico do Noroeste Gaúcho.


Em Cruz Alta, a COMTUL, associada à CCGL, construiu uma fábrica que transforma diariamente dois milhões de litros de leite em queijos, leite em pó e subprodutos do soro. Um empreendimento que valoriza ainda mais a produção leiteira na região.


Acreditando na importância da pesquisa para o bom desenvolvimento da atividade agrícola, a COMTUL é afiliada à Fundação Centro de Pesquisas CCGL TEC – de Cruz Alta, um órgão altamente conceituado em todo o Brasil, contribuindo para a alta produtividade nas lavouras.


Na área da pecuária de corte, a COMTUL é parceira e acionista do Abatedouro Municipal Agronoroeste em Tucunduva.

CCGL

DIREÇÃO

PRESIDENTE NOMEADO LIQUIDANTE

  • Enilto Balbinot
    Enilto Balbinot

CONSELHO FISCAL

  • Elizeu Mazzarro
    Elizeu Mazzarro
  • Ivair Silveira dos Santos
    Ivair Silveira dos Santos
  • Venildo José Minuzi
    Venildo José Minuzi

VÍDEO INSTITUCIONAL